ORIGINAL PHOTOS OF VILLAGE OF CASTELO DE VIDE, PÓVOA E MEADAS, PORTUGAL & OTHER COUNTRIES...

17 Photos: PORTUGAL / Museu de Tapeçarias - Guy Fino, Portalegre

MUSEUMS  PORTUGAL  HOMEPAGE
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -





 

 
 
 
 
GOOGLE MAPS: OPEN MAP

MUSEU DA TAPEÇARIA DE PORTALEGRE GUY FINO - É um museu especificamente dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do património artístico nacional representado pelas Tapeçarias de Portalegre. Para a sua constituição foi imprescindível o apoio do Instituto Português de Museus e a colaboração da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, que contribuiu para a constituição do museu, com o depósito de um conjunto significativo de coleções.


Ao atribuir ao Museu de Tapeçaria de Portalegre o nome de Guy Fino pretendeu-se prestar a justa homenagem ao homem que definitivamente integrou Portugal na lista dos grandes produtores internacionais de Tapeçaria.

O Museu dispõe, para além das áreas de exposição permanente, de uma Galeria de Exposições Temporárias e de um Auditório com capacidade para 150 pessoas. A Cafetaria, o Foyer e o Jardim são espaços complementares de fruição pública, com capacidade de adaptação a diversas atividades de carácter lúdico e cultural.

A EXPOSIÇÃO - O Museu encontra-se dividido em dois núcleos distintos; no primeiro, correspondente ao piso térreo, apresenta-se a componente histórica relativa à Manufactura de Tapeçarias de Portalegre bem como os processos técnicos de execução da tapeçaria de Portalegre, enquanto o segundo núcleo, no piso 1, é dedicado á apresentação exclusiva de obras de tapeçaria, tentando seguir, tanto quanto possível, uma linha cronológica que acompanha o desenvolvimento desta arte, desde o seu nascimento em Portalegre, em finais dos anos 40 do século XX, até à atualidade.

Assim, podem ser vistas obras de uma grande variedade de autores, nacionais e estrangeiros que têm feito tapeçaria em Portalegre, de entre os quais destacamos Almada Negreiros, Guilherme Camarinha, Maria Keil, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Maria Velez, Costa Pinheiro, Sá Nogueira, Lurdes de Castro, Eduardo Nery, Menez, Graça Morais, José de Guimarães ou ainda Jean Lurçat e Le Corbusier, entre muitos outros.

CONTACTOS - Rua da Figueira, n.º 9
7300-139 Portalegre
Coordenadas GPS: Latitude: 39.29244765 Longitude: -7.43291885
museu.tapecaria@cm-portalegre.pt Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Marcação de Visitas / Informações - Tel. 245 307 530 - Fax. 245 307 545

HORÁRIO - De Terça-feira a Domingo
Horário de Verão: 9h30 -13h00 | 14h30 - 18h00
Horário de Inverno: 9h00 - 12h30 | 13h30 - 17h00
Encerrado às 2ªs feiras e feriados

http://www.cm-portalegre.pt/pt/atividade-municipal/cultura/museus